Evitando o Desperdício: este é o tema da campanha, que será lançada para a comunicação interna das bandeiras de comércios varejistas que compõem o GPA (Grupo Pão de Açúcar). A iniciativa é do Instituto GPA, responsável pela atuação social do grupo no Brasil, e tem o objetivo de conscientizar os gerentes e chefes de setores a darem mais atenção a um trabalho já realizado em suas lojas, em parceria com a Connecting Food (gestão inteligente de doação de alimentos), que é a doação de frutas, legumes, verduras e ovos, que por motivos estéticos não são apropriados para a venda, mas podem ser perfeitamente aproveitados para o consumo humano.
Para engajar a campanha, o Instituto GPA decidiu gravar um vídeo, apresentando todo o processo de doação: desde a chegada dos alimentos, seleção nas gondolas, despacho nas docas, até a retirada, desembarque e destinação final pela instituição beneficiada.
A participação da Remar Brasil, na produção audiovisual foi tida com bastante alegria pelos voluntários e representantes da instituição, já que a Remar é uma das grandes beneficiadas pelo projeto e ajuda milhares de pessoas através das doações recebidas.
A equipe de filmagem gravou a retirada dos alimentos pela instituição, em umas das lojas na zona oeste de São Paulo, depois acompanhou a descarga e o beneficiamento dos produtos na sede da ONG em Guarulhos, e gravou depoimentos dos voluntários e do presidente da Remar, Paulo Andrade.
O ápice da participação da ONG Remar no vídeo foi a ação de distribuição de alimentos através do projeto Street Food Solidário, que acontece diariamente nas comunidades carentes da região metropolitana de São Paulo, a produção do vídeo pode registrar de perto a Remar Brasil fazendo a entrega dos alimentos na região do Parque Novo mundo, onde centenas de famílias vivem em condição de extrema pobreza, em áreas de invasão nos arredores do terminal de cargas da Rodovia Fernão Dias.
A ideia da campanha é aumentar o número de produtos doados, antecipando a seleção e acelerando o processo de destinação dos itens para as instituições beneficiadas pelo projeto, antes que eles estraguem e sejam jogados fora.
Parabéns ao Instituto GPA pela iniciativa!