Vítimas de perseguições políticas e ideológicas, cada vez mais famílias deixam o Afeganistão em busca de refúgio em outros países. O mercado de trabalho em expansão, o apoio à diversidade, a tolerância religiosa e a receptividade dos brasileiros reconhecidos lá fora, fazem do Brasil um dos destinos mais procurados pelos refugiados afegãos. O país já abriga uma das maiores comunidades de imigrantes afegãos do mundo.
Neste domingo, mais uma vez, a Remar SOS foi acionada pela Secretaria de Segurança Social da Prefeitura de Guarulhos para levar alimentos no saguão do Aeroporto Internacional (GRU), onde 40 novas famílias de refugiados, já aguardam há 5 dias, liberação para recomeçarem suas vidas no Brasil.
Foram entregues: marmitas, sucos, bolos e biscoitos aos homens, mulheres e crianças que estão alojados entre as cadeiras de espera no saguão ao lado da base da imigração.
Segundo a Diretora Executiva da Remar, Paula Andrade, que esteve presente no local, o sentimento da instituição Remar em desenvolver esse tipo de ação no Brasil é igual em todos os lugares do mundo onde o protocolo SOS de ajuda humanitária é executado. ” ficamos muito felizes em poder fazer um pouquinho por eles ” Disse Paula.
A Remar SOS, é uma das maiores operações de ajuda humanitária do mundo e leva donativos em locais restritos ou de difícil acesso, para refugiados de guerra e vítimas de desastres naturais. Esse ano a Remar Brasil já executou o protocolo algumas vezes, há menos de um mês esteve levando doações em uma situação igual, onde 50 famílias também vindas do Afeganistão estavam aguardando refúgio, outra atuação importante da Remar SOS em 2022, foi na tragédia em Petrópolis-RJ em fevereiro.